Atividade para Quarta-feira de Cinzas (no lugar da aula)

A falta de mulheres no mercado de programação também é um fenômeno que persiste, refletindo desafios sistêmicos e culturais. Esta disparidade pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo estereótipos de gênero, falta de representação, preconceitos inconscientes, ambientes de trabalho não inclusivos e desigualdades educacionais. A ausência de diversidade de gênero impacta negativamente a inovação e a eficácia das equipes, limitando perspectivas e soluções. Para superar essa lacuna, são necessárias iniciativas que promovam uma mudança cultural, como a implementação de políticas inclusivas, programas de mentoria, e a promoção da igualdade desde as fases iniciais da educação. A criação de um ambiente mais equitativo e acolhedor é crucial para atrair, reter e promover mulheres no mercado de tecnologia, garantindo que todos os talentos sejam valorizados e aproveitados.

DA VIDA REAL PARA A FICÇÃO: (Filme Valente usa algoritmos nos cabelos da princesa que foi desenvolvido por uma programadora do estúdio de animação Pixar.) 

Seja por seus cachos ruivos, por sua rebeldia ou por sua bravura: a jovem Merida se tornou uma das mais queridas princesas da Disney ao protagonizar a animação Valente. Nos anos que antecederam o seu lançamento, foi preciso desenvolver três novos programas de computador para realizar a animação. Um deles, inclusive, feito especialmente para criar e animar os cabelos cacheados da Princesa. Para se ter uma ideia do que isso significa, dos 11 mil e 700 fios ruivos ondulados da personagem, 1500 deles foram desenhados individualmente. O software dos cabelos da princesa também foi desenvolvido por uma programadora mulher. Vale também ressaltar que o estúdio de Animação Pixar  foi fundado por Steve Jobs (cofundador da Apple) em 1986. Neste trecho do documentário Mulheres HTML a programadora da Pixar conta como fez para criar os lindos cabelos da princesa no filme valente. (A partir dos 4 min.)

Documentário: CIBERNÉTICAS - Produção brasileira de 2023 apresenta os percursos traçados por mulheres poderosas que fazem hoje – e fizeram no passado – o mundo ficar mais humano e menos desigual por meio da inovação tecnológica e da programação. Uma reflexão sobre a presença das mulheres no ecossistema que controla modelos de vida no mundo contemporâneo. Um filme-manifesto pelo aumento da presença feminina no universo da tecnologia, impactando o desenvolvimento social, econômico e cultural. CIBERNÉTICAS busca inspirar e criar um território simbólico favorável para meninas e mulheres de todo o Brasil. Ver para poder acreditar! Dessa forma, o filme quer incentivar a chegada de novos talentos femininos no setor de programação.(https://globoplay.globo.com/v/11883456/) 43:00min. 

Obs. O documentário está disponível de forma gratuito na plataforma Globoplay sendo necessário apenas fazer um cadastro no site.) 

 

Atividade:
Uma empresa de tecnologia fictícia decidiu promover a igualdade de gênero na área de tecnologia criando um formulário que tem com o objetivo coletar informações para entender melhor os desafios enfrentados pelas mulheres na área. O Formulário deverá ter perguntas as seguintes perguntas:

1 - Você já enfrentou desafios específicos por ser mulher na área de tecnologia?

2 - Você acredita que o ambiente de trabalho na área de tecnologia é inclusivo para mulheres?

3 - Você acha que a falta de representação de mulheres em cargos de tecnologia é um problema?

4 - Você tem sugestões ou ideias para fomentar o número de mulheres na área de tecnologia?

Os alunos deverão abrir o VS Code e criar este formulário em um simples documento .HTML (fica opcional a estilização). Escreva também uma pequena crítica com relação aos 2 documentários aqui mencionado.

Obs. Você pode utilizar este seguinte vídeo como base para a criação do formulário alterando somente as perguntas:

 

 Prazo para entrega: Quarta-feira de cinzas no lugar da aula. (Atividade contará como presença).

 Link para entrega:

https://forms.gle/TMcBzxRRaNdTjHzb6

Postar um comentário