Patch Panel - Pra que serve e como crimpar

Você sabe o que é patch panel? Manter a organização da estrutura de cabeamento de rede é fundamental para garantir a qualidade e a integridade dos dados. Porém, fazer isso pode ser um desafio para os profissionais que atuam no segmento.

Para ajudar nessa difícil missão, é importante utilizar equipamentos que permitam que os cabos sejam devidamente identificados e organizados, para evitar danos aos demais componentes da rede, principalmente o switch.

Por isso, neste conteúdo, vamos explicar o que é um patch panel e por que ele é tão necessário. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo de hoje para conferir!

O patch panel é um equipamento constituído de diversas portas de rede que permite uma melhor organização de todo o cabeamento. Sendo assim, todas as terminações são conectadas na parte traseira, de forma que nenhum cabo fique solto ou dependurado.

Os controles das portas em utilização ficam na parte frontal do equipamento. Por meio dos patch cords — cordões de manobra —, as portas podem ser habilitadas ou desabilitadas, conforme as necessidades de manejo.

Os patch panels são utilizados em duas situações:

  • cabeamento horizontal — quando ele faz a ligação entre os cabos que saem do rack de infraestrutura para os equipamentos de destino;
  • cabeamento vertical — quando ele faz a ligação entre dois racks.

Para que serve um patch panel?

De maneira simplificada, um patch panel tem a finalidade de evitar danos nas portas do switch. Para isso, ele exerce algumas funções, como veremos abaixo.

Intermediar a conexão e desconexão dos pontos de rede

A função principal de um patch panel é organizar as conexões de rede de forma a garantir que as ligações sejam feitas e desfeitas de forma adequada. Para isso, ele funciona como um equipamento intermediário entre o rack e os demais equipamentos.

A forma como ele é instalado e utilizado faz com que as alterações de portas sejam feitas de forma mais segura e confiável devido à identificação e organização dos cabos de rede. Assim, qualquer profissional autorizado a manejar as conexões será capaz de realizar remanejamentos sem causar danos ao equipamento e à rede como um todo.

Proteger as portas do switch contra queima

As portas do switch são frágeis e o manuseio incorreto delas pode causar alguns danos irreversíveis. O pior deles — e infelizmente muito comum — é a queima. Ela pode acontecer por diversos fatores, sendo um deles a ativação indevida de um ponto.

Como intermediador, o patch panel atua na prevenção de ligamentos e desligamentos indevidos dos pontos de rede. Por meio da organização e identificação de cada um deles, o profissional de rede tem mais segurança e confiabilidade para realizar as alterações necessárias, sem o risco de mexer no cabo errado.

Preservar a rede como um todo

Por estarem interligados, os equipamentos de rede acabam se tornando ainda mais frágeis no que tange aos danos. Portanto, ao realizar alterações em um único equipamento, você  pode afetar todos os outros aparatos conectados na mesma rede.

Por exemplo, se você precisa mudar um computador de lugar e, em consequência disso, precisar alterar um ponto de rede, isso pode gerar alguns problemas. Primeiramente, você precisa identificar qual porta do switch está sendo utilizada e de qual porta do rack está vindo o sinal. Depois, é preciso saber se existem outras portas em uso e quais não podem ser alteradas. E aí por diante.

Ou seja, uma única alteração influencia toda a rede. Se os cabos e as portas não estiverem devidamente identificados, você pode acabar desconectando um ponto importante e causando danos em um servidor que estava em plena atividade, ou até mesmo impactar outro switch e prejudicar diversos outros componentes da rede. Resumindo, sem organização, os danos podem ser muito grandes.

Mantém os cabos organizados

Qualquer tipo de cabeamento requer um mínimo de organização para garantir seu bom funcionamento. Uma situação bastante comum em pequenas redes de computadores é a existência de pontos de rede sem utilização. Até aqui, tudo certo. O problema começa quando esses cabos de rede ficam soltos, sem cuidado.

Com o patch panel, os cabos podem ficar conectados mesmo que não estejam em uso. Basta deixar as portas desativadas e, caso precisem ser utilizados, habilitá-las de forma simples e prática.

Além da organização, essa prática ajuda a identificar a capacidade ociosa de pontos de redes para fazer uma gestão mais precisa e otimizada.

Mantém os cabos devidamente identificados

O emaranhado de cabos de uma rede estruturada pode virar uma grande dor de cabeça se não estiver devidamente identificado. Afinal, como saber qual cabo está saindo de qual posição do rack e de onde vem o cabo que está conectado a determinado equipamento?

No momento da instalação do patch panel, os cabos são identificados de acordo com sua origem e destino. Dessa forma, sempre que houver a necessidade de saber a qual equipamento pertence cada um dos cabos, o profissional de rede não vai encontrar dificuldade.

Evita os prejuízos causados pelos danos ao switch

O switch não é um equipamento muito barato quando pensamos em todos os elementos de uma rede de computadores. Cada porta queimada é um ponto a menos disponível em sua rede. Sem contar nos casos em que várias são danificadas de uma vez só.

Com a proteção do patch panel, o switch fica menos exposto a danos e pode ser utilizado por muito mais tempo, proporcionando otimização do uso do equipamento e reduzindo os custos com manutenções e substituições.

Novamente

Patch panel, ou painel de conexões, é um equipamento de diversas portas que possibilitam organizar cabos, permitindo uma fácil identificação dos pontos de rede e melhorando a disposição de toda a fiação. Assim, todas as terminações são conectadas de forma que nenhum cabo fique solto.

A montagem da parte técnica de TI em uma empresa, mesmo que pequena, não é uma tarefa simples. É preciso conhecimento e habilidade para realizar montagem e execução de cabeamento estruturado, rede de telefonia e projeto elétrico de baixa e média tensão. Afinal, é preciso lidar com muitos cabos ao mesmo tempo e cada um com uma função diferente.

Dessa maneira, o patch panel permite conectar cada cabo em seu devido lugar, organizando o ambiente corporativo sem a necessidade de deixar os fios escondidos atrás de paredes, móveis e vasos de plantas.

Funcionalidades do patch panel

Embora o patch panel tenha sido projetado para organizar fios e cabos, ele possui outras funcionalidades que não se resumem apenas na ordenação estética do ambiente de trabalho. Ele atua no sentido de redução de custos, já que o equipamento tem a finalidade de evitar danos nas portas do switch.

Dessa maneira, o patch panel também exerce as seguintes funções:


Proteção das portas do switch contra queimas

Switch é um dispositivo que conecta todos os elementos da rede e faz as vezes de ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos de dispositivos possam se comunicar.

Contudo, as portas dos switches são frágeis - e seu uso incorreto pode causar danos irreversíveis, sendo o mais comum a queima.

O patch panel vem justamente atuar na prevenção de ligamentos e desligamentos indevidos dos pontos de rede. Por estarem mais organizados e identificados, permitem que o profissional de TI realize as alterações necessárias com segurança e sem o risco de manipular o cabeamento errado.

Atua como intermediário entre a conexão e desconexão dos pontos de rede



O objetivo principal do patch panel é organizar cabeamento e conexões de rede para garantir que as ligações sejam realizadas adequadamente. Assim, o equipamento funciona como um intermediário entre o rack e os demais dispositivos.

A forma como a instalação é feita, bem como a sua utilização, faz com que as alterações das portas sejam realizadas de maneira mais segura e eficaz, permitindo o manejo das conexões sem causar danos aos equipamentos. Preserva a rede como um todo

Quando se realiza uma alteração na ferramenta, é possível afetar todos os outros dispositivos conectados à rede.


Um bom exemplo é quando se muda um computador de lugar. Não é simplesmente um deslocamento de um equipamento, mas é preciso alterar ponto de rede e verificar se existe instalação elétrica próxima ao local para puxar energia. E isso gera certo trabalho e até alguns problemas.

O fato é que o profissional deve identificar qual porta do switch está sendo utilizada e de qual porta do rack está vindo o sinal. Além disso, é preciso verificar se existem outras portas de uso e quais podem ser alteradas.

Em outras palavras, qualquer mínima alteração realizada no equipamento pode impactar toda a rede, principalmente se cabos e portas não estiverem devidamente identificados. A organização estabelecida por meio do patch panel evita danos e impede prejuízos a outros componentes da rede.



Postar um comentário