Como crimpar cabo de rede? O passo a passo!

 

 

Muitas vezes é necessário crimpar o cabo de rede para fazer com que qualquer integrador ou instalador funcione de maneira adequada, garantindo segurança eletrônica e possibilitando um bom estabelecimento de transferência de informações.

Para começar o procedimento, verifique se os componentes necessários estão em mãos. Você precisará de conectores RJ-45, um alicate para decapar ou um alicate que seja específico para a crimpagem, e um cabo de rede, seja ele UTP ou Par trançado.

Atente-se a uma informação: alguns cabos pré-fabricados virão em comprimentos específicos. Sendo assim, a melhor saída sempre será crimpar os seus cabos Ethernet, garantindo que ele esteja no comprimento adequado para a conexão.


O passo a passo para a realização do procedimento está logo abaixo:

Desencape o fio, posicionando a guilhotina sobre o cabo, girando-a em torno dele. O ideal é que, pelo menos, 10cm sejam desencapados;
Organize a sequência de cores dos fios de acordo com as informações que foram passadas anteriormente; Alinhe todos os cabos, segurando-os e esticando-os. Depois, basta cortar a folga dos fios para que sobre apenas 2cm;
Insira o cabo no RJ-45 segurando o conector com a trava voltada para baixo e as pontas de metal voltadas para cima;
Verifique se os fios coloridos não estão para fora do conector e se estão todos na parte interna do RJ-45;
Verifique se os fios estão seguindo até o limite final do RJ-45 e encostando na parede oposta à entrada;
Por fim, insira o conector com os fios já na parte interna do compartimento de crimpagem do alicate. Faça muita pressão e repita o processo para que todas as placas metálicas sejam capazes de encostar nos fios coloridos.

 

Formulário para a atividade prática

https://forms.gle/hKqtvmhQ8JrsyonK8

Postar um comentário